O planejamento e a logística na Semana Santa

A Páscoa está chegando e não dá para ficar esperando o “Coelhinho” trazer os ovos... São as empresas de logística, transportadoras e fabricantes que devem entregar os produtos em tempo para garantir boas vendas nessa época do ano. E não são apenas os ovos de chocolate que aumentam suas vendas nesta época. Chocolates em geral, bacalhau, peixes, azeites, vinhos, e até mesmo batata, tomate e cebola, aumentam significativamente suas vendas, além de diversos outros produtos que abastecem as famílias dos brasileiros.

O planejamento e a logística na Páscoa no Brasil é muito complexo. Em volume de vendas, o país apresenta a maior Páscoa do mundo, com uma intensa tradição de dar e receber ovos de chocolate, e de as famílias se reunirem tanto na 6ª feira Santa, quanto no Domingo de Páscoa. Além disso, o brasileiro tem o costume de deixar para comprar “em cima da hora”, tornando o abastecimento e o planejamento logístico mais complexos. A crise econômica brasileira também torna mais complexa ainda a previsão de vendas, gerando uma dificuldade adicional na logística, já que o abastecimento e o reabastecimento se tornam mais imprevisíveis.

Terminada a Páscoa, entra em cena a logística reversa. As empresas precisarão escoar seus produtos, sendo que em alguns casos, há a necessidade de retornar os produtos até mesmo para as empresas que os forneceram.

Uma estratégia logística bem planejada é fundamental para as empresas, uma vez que permite trabalhar com o menor estoque possível, evitando perdas e prejuízo.

Para auxiliar as empresas nessa complexa tarefa, atualmente, existem tecnologias acessíveis para todo tipo de empresa (micro, pequena, média ou grande), através de softwares de roteirização logística, como a SimpliRoute que, de maneira simples e inteligente, permite planejar rotas, cargas e entregas, roteirizar e gerenciar online as entregas/visitas, otimizando os custos logísticos e agregando uma boa imagem à sua empresa/marca.

Faça um teste grátis com o software de planejamento de rotas e entregas da SimpliRoute e veja como a complexidade do planejamento e monitoramento logístico pode se tornar simples e muito eficiente, além de reduzir os custos de sua empresa.‍

Possa lhe interessar