Logística em época de Carnaval

O Carnaval está chegando e as empresas precisam se preparar para o desafio de entregar e/ou receber seus produtos e serviços em tempo. Muitos dizem que o ano só começa de fato após o Carnaval, devido à grande importância deste acontecimento para o calendário nacional, e, associado a isso, a logística pode estar presente em tudo que se imaginar.

O feriado do Carnaval é um dos mais longos e importantes feriados no Brasil.

Diversos produtos e serviços têm sua comercialização aumentada durante o período do Carnaval, como é o caso das bebidas, em especial as cervejas, água e refrigerantes, além de alimentos e suprimentos (gelo, carvão, carnes, pães, laticínios, etc), vestimentas típicas (fantasias, chapéus, colares, perucas), combustíveis, sorvetes e diversos outros produtos. Há também um aumento significativo de serviços como os prestados em aeroportos, portos, rodoviárias, rodovias e pedágios, hotéis, bares, restaurantes, shoppings centers, estacionamentos, pontos turísticos e praias.

As cidades precisam se preparar logisticamente com relação ao deslocamento das pessoas através de operações especiais de ônibus, táxis, transportes por aplicativo, além de estruturas temporárias como sanitários químicos, módulos policiais, operações de bombeiros, postos de saúde. Até mesmo a coleta de lixo deve ser intensificada, uma vez que a geração de resíduos e entulhos será maior.

Para que essa festa ocorra da melhor maneira possível é preciso que haja uma grande sinergia entre os envolvidos, tudo precisa funcionar em plena capacidade (pessoas, processos, serviços e equipamentos). Por isso, é notória a importância da logística e suas consequências no período pré, durante e pós Carnaval.

Mas, como as empresas que produzem, comercializam e/ou prestam serviços conseguem suprir toda essa demanda aumentada durante o Carnaval? Com uma previsão de vendas apurada, uma produção condizente, uso de estoques reguladores e, planejamento logístico otimizado!

Se a previsão de vendas e produção não forem corretas pode haver ruptura (falta de mercadoria no ponto de venda), ocasionando perda de oportunidade de venda ou substituição da marca pela concorrente.

Da mesma forma, se a logística de sua empresa não possuir um planejamento adequado para fornecer em tempo seu(s) produto(s) e/ou serviço aos distribuidores, fornecedores, pontos de vendas e clientes finais, inevitavelmente sua empresa não aumentará sua receita. Além disso, sem uma boa previsão de vendas e uma logística planejada, seus produtos podem “encalhar”, gerando um excesso de estoque e, consequentemente, prejuízo.

A importância da logística fica mais evidente quando se analisa o quão difícil é realizar uma boa previsão de vendas e produção e de que forma esses fatores dependem da logística, já que seus clientes precisam desta para obter seu produto. Assim, um dos principais fatores para a obtenção de sucesso de sua empresa é a Logística.

Se um produto não estiver disponível na data exata em que for necessário, poderá ocorrer perda de vendas, insatisfação do cliente e/ou parada na produção. Uma boa estratégia logística é fundamental para as empresas, uma vez que permite trabalhar com o menor estoque possível, tanto de matéria-prima quanto de produtos acabados, evitando perdas.

O transporte tem um papel fundamental no custo logístico da maioria dos produtos, impactando diretamente nos resultados obtidos do serviço ao cliente. Um bom desempenho logístico impactará no resultado final de uma operação, influenciando também na percepção que o cliente terá de sua empresa e de seu produto/serviço.

O desempenho logístico passa por diversas etapas, por exemplo:

-  planejamento de entregas: quando, quanto e onde será necessário entregar;

- planejamento de cargas: como acondicionar todas as entregas da maneira mais otimizada em um veículo para um transporte eficiente e econômico;

- planejamento de rotas: qual caminho um veículo deve seguir para ser o menos custoso possível, seguro e, entregar no horário certo?

- monitoramento das entregas/visitas: verifiquese as entregas são realizadas corretamente, no horário solicitado, se seguiram pelo caminho planejado; se as entregas estão atrasadas ou o pedido rejeitado;

- controle da entrega: realize um registro de cada entrega/visita

Atualmente, existe tecnologia acessível a todo tipo de empresa (grande, média, pequena e micro), através de softwares de roteirização logística, como a SimpliRoute que, de maneira simples e inteligente, permite planejar rotas, cargas e entregas, roteirizar e gerenciar online as entregas/visitas, otimizando os custos logísticos e agregando uma boa imagem à sua empresa/marca.

Lembre-se que muitas vezes o transportador é o único elo entre o vendedor e o cliente, como acontece no comércio eletrônico, e, portanto, a logística pode acabar se evidenciando mais do que qualquer outra área de sua empresa, influenciando diretamente sua marca.

Enfim, em época de Carnaval o importante é manter os pontos de venda sempre abastecidos e o folião (cliente) sempre satisfeito!

Faça um teste grátis com o software de planejamento de rotas e  entregas da SimpliRoute e veja como a complexidade do planejamento e monitoramento logístico pode se tornar simples e muito eficiente, além de reduzir os custos de sua empresa.

Possa lhe interessar