O problema de rotas de veículos, conhecido como VRP por sua sigla em Inglês, é um problema de otimização complexo que visa minimizar os custos de transporte associados com rotas de entregas.
Quão complexo é resolver um VRP depende de diferentes recursos ou restrições que devem ser considerados para resolver alguns problemas. Existem algumas variantes de VRP:
Mesmo com todo o avanço tecnológico atual, a alta complexidade de VRPs não permitiu encontrar soluções exatas em horários razoáveis, classificando o VRP dentro de NP-hard (tempo polinominal não determinístico de difícil/alta complexidade). Diante disso, esses problemas são resolvidos usando heurísticas ou algoritmos visando encontrar a melhor solução possível em um tempo limitado.
O objetivo principal da SimpliRoute é fornecer para todas as empresas que necessitam resolver os seus próprios VRP, um plataforma on-line de fácil uso para planejar rotas eficientes em menos de 15 minutos.
A solução que a SimpliRoute propõem é baseada em um algoritmo poderoso, que é submetido a melhorias contínuas após longos processos de pesquisa e desenvolvimento, integrando a literatura acadêmica mais recente na área e a própria formulação de novas estratégias para melhorar a solução do VRP .
Hoje SimpliRoute fornece soluções de qualidade para 7 variantes de VRP, que podem ocorrer de forma única ou como uma mistura entre elas, que inclui:
O algoritmo inicia com uma solução inicial viável, que é então comparada com uma outra solução viável. Entre as 2 soluções, é escolhida aquela com os melhores resultados, ou seja, qual melhor otimiza os objetivos definidos (LocalSearch).
Este processo é repetido milhares de vezes até encontrar a solução mais próxima possível do ideal, respeitando todas as condições que foram estabelecidas tanto para os veículos quanto para os pontos a serem visitados (variantes).
Com o algoritmo SimpliRoute é possível resolver VRPs para uma frota de 100 veículos e 2.000 clientes em menos de 15 minutos. Mas o desafio não termina aí: SimpliRoute está testando técnicas novas e inovadoras para reduzir o tempo de cálculo para menos de 5 minutos, além de entregar soluções mais personalizadas para operações específicas que necessitam de optimização.
Se você se interessar em aprender mais sobre este assunto, um bom resumo de métodos de resolução de VRPs são esses dois trabalhos de Braysy e Gendreau:
Roteamento de Veículos Problema com Windows Time, Part I: Route Construção e Local Search Algoritmos
Roteamento de Veículos Problema com Windows Time, parte II: Metaheurísticas