Como preparar a sua operação de distribuição logística antes da chegada da Amazon

Dado o alto nível da distribuição logística da Amazon, aqueles consumidores que normalmente compram pela internet aumentaram suas expectativas a respeito da velocidade de entrega de seus produtos. Em consequência, as ações da Amazon têm impactado as regras do jogo no e-commerce dos Estados Unidos, principalmente em dois âmbitos:

  • Eficiência Operacional
  • Experiência dos Clientes
Nenhuma empresa teve um impacto tão grande no mercado como a Amazon. Isto mudou o comportamento de compradores e vendedores, e também, como os provedores de frete e logística oferecem seus serviços.—Mark Schoeman, CEO, The Colography Group. Forbes.
“O envio grátis no dia seguinte e  também no mesmo dia estão se tornando a norma no comércio varejista.  A velocidade, a eficiência e a escolha de como se enviam os itens aos consumidores são agora parte imprescindível da experiência do consumidor e, de repente, colocam as organizações em uma posição em que a tecnologia de envio  se torna uma área estratégica de investimento.” Michael Griffiths, Vice President, Global Marketing & Comunications, Retail & E-commerce, Pitney Bowes. Forbes.

Diante desta situação, um grande desafio é enfrentado pelas pequenas e médias empresas, que “não dispõem de um alto” nível de vendas e entregas, em comparação com a Amazon e os gigantes do e-commerce,  sendo esmagadas pelos custos relacionados com a distribuição em domicílio.

Para bem ou para mal, a Amazon já anunciou que deseja entrar no mercado latino-americano, de modo que o impacto de suas ações causadas nos Estados Unidos, não estão tão distantes daqui. Inclusive já têm sido responsável por uma série de mudanças na Indústria Brasileira.Dessa forma, aproveitando que ainda há algum tempo antes que a Amazon se instale totalmente no país, parece imprescindível que as empresas comecem  agilizar seriamente seu processo de distribuição em domicílio.

A boa notícia é que, graças ao acelerado ritmo das novas tecnologias no mundo da distribuição na última milha, existem ótimas e avançadas ferramentas de gestão e otimização de rotas.

Sim! Como a SimpliRoute! Que sabe como incorporar a operação logística das empresas com a finalidade de mantê-las competitivas.

Então, por onde começar ?

A seguir, 3 situações que você deve considerar para se preparar para a era Amazon na América Latina.

1. Usar um único software para gerenciar e executar rotas de entrega, com o qual seja possível:

  • Visualizar e gerenciar todos os meios que sejam utilizados para entregar produtos de forma unificada no mesmo relatório e sistema. Assim, será possível conhecer melhor o comportamento de sua operação logística e tomar decisões estratégicas mais assertivas.
  • Atribuir os pacotes de forma inteligente aos veículos segundo suas rotas atribuídas, capacidades e características. Como resultado, economize tempo e dinheiro.
  • Considerar informação histórica de trânsito e em tempo real para realizar rotas otimizadas, tendo assim, uma ideia dos recursos que se necessita, em quais dias da semana ou em qual horário de cada dia.
  • Atribuir novas e inesperadas ordens ao entregador/motorista para que esteja sempre na rota mais apropriada. Desta forma, terá mais clientes felizes por levar o produto em tempo e atender suas expectativas.
  • Incluir todos os dados de rastreamento da localização do  entregador em tempo real e alertar sobre eventos na rota. Assim, poderá informar possíveis inconvenientes e tomar decisões ágeis antes de eventos inesperados.
  • Ofertar aos clientes a opção de visualizar o status de seus pedidos em tempo real e a possibilidade de entrar em contato com o entregador. Como resultado, diminuirão os clientes frustrados por não saber onde estão seus pedidos.
  • Coletar informação suficiente que indique quando, onde e a quem se entregou o produto, além de comprovar que efetivamente foi entregue, como foto e assinatura. Assim, estará preparado para quaisquer inconsistências entre a versão do entregador e do cliente.
  • Comunicar de forma clara a localização dos pedidos aos clientes. Dessa forma, haverá menos clientes frustrados, reduzindo assim, chamadas e emails de reclamação, e com isso, haverá uma melhor percepção de sua marca e a equipe de atendimento ao cliente poderá atender melhor outras eventualidades.

2. Crie fidelidade alinhando ações de marketing e integração com os clientes.

  • Personalize experiência: segmente seus clientes. Encontre aqueles que são mais valiosos e forneça experiências personalizadas. Como resultado, aumentará a sua fidelidade e muitos serão convertidos em promotores de sua marca.
  • Faça com que suas ações de marketing e fidelidade estejam alinhadas com o tipo de frota que possui: própria, externa ou mista?  Assim, saberá melhor o alcance de suas ações, se é que tem claro quão próximo está de seus clientes. Por exemplo, se possui uma frota própria, você pode estabelecer estratégias de fidelidade durante a entrega do produto, entre seu entregador e seu cliente. Lembre-se que é o único momento em que você possui contato direto com ele.
  • Incentive seus colaboradores para que sejam representantes de sua marca e forneça para eles as ferramentas necessárias para facilitar a interação com seus clientes, como capacitações e materiais físicos como amostras, cupons, folders, etc. Desta forma, você promoverá um melhor serviço ao consumidor e criará maior consciência da preocupação que sua marca tem para com seus clientes, e formará laços emocionais positivos e de confiança com eles.

3. Reduzir os custos logísticos sem comprometer a experiência do consumidor

  • Tente economizar no armazenamento, buscando a melhor solução para as características de seu negócio. Tenha sempre em mente que a localização dos depósitos deve ser estratégicas.
  • Otimize rotas de entregas para reduzir as distâncias e uso de veículos,  o que significa menos custos com combustível, manutenção e entregadores/motoristas.
  • Busque a ferramenta que mais se adapte às suas necessidades e torne sua empresa mais relevante e rentável.

Em resumo, se parte de seu serviço é enviar os produtos ao cliente, você deve ter em mente que uma Era muito mais competitiva está se aproximando da América Latina, em que o processo de distribuição logístico deve ser ordenado, eficiente e preocupado com a experiência do cliente para gerar laços emocionais e aumentar a fidelidade à marca.

É hora de investir e tomar uma decisão sobre qual ferramenta é a mais apropriada para sua empresa. Aquela que ofereça facilidade para as tarefas de criação e gestão de ótimas rotas; visibilidade em tempo real do status das rotas e pedidos; comunicação com seus entregadores e clientes; mais subsídios para a tomada de decisões estratégicas e agilidade frente às eventualidades.

Não perca mais tempo! Teste SimpliRoute gratuitamente e adquira todas essas vantagens para sua empresa!!!

Possa lhe interessar