7 conselhos para deixar seus clientes felizes e como SimpliRoute pode te ajudar nesta questão.

É fato que as empresas não existem sem os seus clientes e que elas devem criar constantemente estratégias focadas em 2 ações: Atrair novos clientes e manter os existentes.

Mas qual destas duas opções deve ser priorizada?

Estudos afirmam que focar em ações para manter clientes é mais econômico que trazer um novo. Caso o cliente esteja feliz e satisfeito com o produto é altamente provável que volte a comprar e que recomende a marca para um terceiro, ou seja, um novo cliente.

Não seria maravilhoso colocar todos os esforços em deixa-los tão, mas tão felizes que naturalmente se transforme em embaixadores de sua marca e convençam a mais e mais clientes a usar seus produtos?

Sim! Seria o paraíso! Mas para começar, como você poderia oferecer uma experiência única para seus clientes?

A seguir, você poderá ler algumas das boas práticas que te permitam desenvolver uma estratégia focada na Experiência do Cliente (artigo completo).

Image result for happy clients

7 conselhos para criar ações focadas em manter clientes felizes

  1. Criar uma visão clara de experiência ao cliente: é recomendável parar para pensar em qual imagem deve ser projetada de sua empresa para seus clientes e como fazer com que cada integrante de sua equipe seja difusor dessa imagem.  Para abordar este ponto, muitas empresas propõem valores e boas práticas a seus colaboradores com o objetivo de difundir uma determinada imagem da marca por toda equipe de trabalho.
  2. Entender quem são seus clientes: o ideal é identificar os clientes a tal ponto que você saiba seu nome, local de residência e alguns interesses. Assim, a equipe que se dedica a manter contato com os clientes terá mais conhecimento de como criar empatia e entendê-los melhor. Algumas empresas B2C deduzem seus interesses ao segmenta-los por diferentes variáveis sociodemográficas, por exemplo: idade, localidade, hobby, estilo musical, entre outros.
  3. Estabelecer um laço emocional com seus clientes: quando algum integrante de sua equipe tem a oportunidade de entrar em contato com um de seus clientes, esse é o momento de mostrar o quanto você se importa em oferecer o melhor de seu produto e serviço para que sejam felizes. Projetar preocupação não precisa ser tão difícil, tendo em mente que “não é o que se diz, mas como se diz”. Para isso é necessário capacitar a equipe que contata os clientes para que estejam preparados para abordar diferentes situações com o único e grande objetivo de criar emoções positivas.
  4. Saber em tempo real o que eles pensam de tua marca, produtos e serviços: não é possível melhorar se você não sabe o que eles querem, quais são suas dores ou o que falta a seus clientes. É necessário contar com canais para receber opiniões de modo imediato para clientes que testaram seu produto. Se a opinião for positiva, continue assim e os agradeça! Se for negativa, atue rapidamente para reverter à situação com o cliente e elabore táticas com a equipe para que não se repita.
  5. Contar com uma equipe que saiba como deixar seus clientes satisfeitos: dedique o tempo necessário e suficiente para treinar cada membro de sua equipe, lembre-se que você esta preparando eles para representar a sua marca e estabelecer um vínculo emocional com seus clientes, sobretudo com quem entrar em contato direto com eles.
  6. Escutar as experiências de seus colaboradores que possuem contato direto com seus clientes: crie um sistema de comunicação com os colaboradores, desta forma, você pode tomar consciência das preocupações que possuem e que podem afetar a qualidade na distribuição de produtos. Além disso, são eles que se relacionam diretamente com os clientes, devido a isso eles possuem ideias mais próximas do que os clientes demandam ou poderiam necessitar.

Identifique qual a probabilidade de seus clientes em recomendar a sua empresa/produtos para a rede de contatos deles: todas as dicas mencionadas anteriormente buscam a felicidade do cliente de modo a proporcionar uma ótima experiência, mas como medir se as coisas estão sendo bem feitas? Entre tantos e tantos indicadores e fórmulas que as empresas usam, há uma pergunta muito simples que você pode fazer para seus clientes para saber se eles estão felizes com o que lhes é oferecido: “Você recomendaria a nossa empresa e/ou produtos a um amigo ou familiar?”. Se a resposta for Sim! Parabéns! A sua empresa esta fazendo isso bem.

Image result for recomendado

SimpliRoute te ajuda a melhorar a experiência de seus clientes

SimpliRoute, além de planejar rotas com múltiplos pontos, de forma simples e inteligente para a distribuição de produtos e serviços, conta com funcionalidades que te ajudam a melhorar a experiência de seus clientes, apoiado aos conselhos mencionados anteriormente.

Cliente informado em tempo real: parte do processo operacional na distribuição de produtos é sempre considerar a janela de entrega de seus clientes e mantê-los informados do estado da entrega (criar uma visão clara de experiência do cliente).

Desta forma, você demonstra preocupação em chegar a tempo, porque esta ciente de que ele necessita dos seus produtos no momento e hora em que te pediu e/ou que por esperar a realização da entrega esta deixando de lado outras coisas (estabelecendo um lado emocional com seus clientes).

Clientes com opinião: SimpliRoute coloca a sua disposição uma funcionalidade que te permite perguntar aos clientes, através de seus smartphones, qual o aspecto de sua marca, produto ou serviços, imediatamente após a realização da entrega (saber em tempo real o que pensam de sua marca, produtos e/ou serviços). Além disso, com SimpliRoute, é possível perguntar posteriormente uma vez que já tenha usado o produto, se eles recomendariam à terceiros (identificar a probabilidade de seus clientes que te recomendariam na rede de contato deles).

Aprendizagem com base nos dados históricos: todos os detalhes das rotas e visitas realizadas com SimpliRoute são registrados com a finalidade de serem analisados posteriormente, para auxiliar na melhor tomada de decisão em seu negócio. Com estas informações você pode entre tantas outras coisas, classificar seus clientes segundo a quantidade de frota e zonas de residências (entender quem são seus clientes), identificar o rendimento de cada motorista/entregador, assim é possível parabenizar os melhores, identificar o que é que estão fazendo bem, perguntando diretamente a eles (escutar as experiências de seus colaboradores que possuem contato direto com seus clientes) e difundir as boas práticas com a equipe (contar com uma equipe saiba o quão é importante deixar os clientes satisfeitos).

logo1024-vertical.png

Se você precisa gerenciar entregas ou sua frota, e não sabe ao certo como planejar rotas e rastrear pedidos, te convidamos a usar SimpliRoute por 14 dias grátis! 

Este software, além de ajudar-lhe com a logística de transporte, pode agregar em cada um dos conselhos mencionados anteriormente.

Aproveite suas funcionalidades e melhore a experiência de seus clientes!

Possa lhe interessar