5 motivos para investir em Smart Logistics

Distribuir produtos não é fácil. São milhares de coisas que podem afetar um processo tão sensível como “embalar um produto e enviar para um cliente”. AA medida que o seu negócio cresce, controlar esses fatores, torna-se cada vez mais difícil, devido a isso, você deve se antecipar a esses problemas que se tornarão verdadeiras dores de cabeça. Aqui vai uma lista de possíveis coisas que podem acontecer:

1. Horas planejando o que enviar a quem

Quando está iniciando o seu negócio realizar entregas não é tarefa fácil. Talvez seja até você mesmo que realize a distribuição dos produtos em seu veículo. À medida que o seu negócio cresce, é necessário contratar veículos externos, às vezes, você pode decidir até mesmo em comprar seus próprios veículos, pintando a sua logo ou já possui a sua frota de entrega. O negócio segue crescendo, já não são entregues 5 produtos ao dia e sim 50 ou 100. Possuí mais veículos e a coisa já não é tão simples.

  • Quantos veículos serão enviados para a rua hoje?
  • Para onde envio cada veículo?  
  • Qual motorista fará a entrega?  

O antes era fácil de planejar, agora pode levar horas. Juntar folhas de rotas em papel ou Excel e dividi-las entre cada condutor, assegurando que nenhum cliente ficou para trás. E isso será realizado TODOS OS DIAS.

Solução: você necessita de um sistema de roteirização de rotas de entregas e que diga o que cada condutor realizará a cada dia.

‍ Você planificando as rotas de 7 veículos que deverão visitar 300 pontos amanhã. 

 

2. Não saber o que foi e não foi entregue

Se você é muito organizado e rigoroso, talvez tenha conseguido classificar suas entregas diárias. Planejar seus roteiros é uma rotina sagrada que acontece dia a dia e ainda torcer para que seus veículos realizem as entregas como um relógio suíço. Mas mesmo com isso, você não tem visibilidade sobre o que realmente ocorre na rua. Às vezes os clientes não estão em casa e os produtos não podem ser entregues. Às vezes o cliente não realizou o pagamento, se é que nas suas entregas há recebimento. Em outros casos o endereço estava errado e seus veículos vão entregar os produtos em lugares que não existem.

Quando os veículos retornar para sua base, cada condutor irá informar o que aconteceu na rota. Você tem que compilar toda a informação e verificar o que fazer com os produtos que não foram entregues. Isso pode levar mais tempo diariamente. Se os seus motoristas vão para casa depois de realizar o roteiro, você não terá ideia do que aconteceu durante as entregas no dia. Se um cliente não recebeu os produtos e um dia de espera pode ser fatal.

Solução: você necessita que o mesmo sistema lhe entregue informação consolidada de tudo o que aconteceu durante o dia: o que foi ou não entregue.

1369381583_29524
 Não queira lidar com um cliente gritando desesperadamente perguntando onde está sua compra.

3. Entenda os custos de suas entregas

Você sabe exatamente quanto te custa entregar cada produto? Provavelmente não. Não se preocupe, é uma pergunta muito difícil. Os custos mais fáceis de dimensionar são “quanto combustível foi usado durante o dia para cada veículo”.  Mas talvez, tenha mais custos.

  • Salários de seus motoristas ou a frota é terceirizada?
  • Seus produtos transportados são assegurados?
  • Seus produtos passam por locais com pedágio?
  • Seus veículos possuem multas por alguma infração nas leis de trânsito?

Todos esses e outros custos podem passar despercebidos no seu dia a dia e não se dará conta até que receba uma grande fatura no final do mês.

Solução: o mesmo sistema tem que lhe dizer como vão seus custos logísticos. Deve lhe fornecer informação sobre quais são os motoristas que estão te fazendo gastar mais dinheiro e dar ideias de como economizar dinheiro.

Não queremos que seja você conferindo suas contas no final do mês

4. Assuma o controle da sua frota

No minuto em que um veículo sai para a rua, você já o perdeu completamente de vista. Não saberá nada até que ele retorne para a base, ou até que entre em contato com o condutor. Dado que não tem ideia de onde está o veículo e nem o que está fazendo.

  • Como você vai saber se realmente seus produtos estão sendo entregues como gostaria?
  • E se o motorista parou em algum lugar para tomar um cafezinho e o cliente segue esperando?
  • E se aconteceu um mau funcionamento com o veículo e o entregador não possui minutos no celular para entrar em contato?
  • Se o veículo foi roubado e não sabe onde está o mesmo?

Solução: muitos diriam que este tipo de problema se resolve “instalando um sistema de GPS”, mas não basta saber onde esta cada veículo a todo o momento. Não se pode olhar uma tela com pontos em um mapa esperando notar que algo saia do normal. São necessários alertas que te avisem quando algo sair do comum.

“O carro? Não sabemos onde está.”

5. Mantenha seus clientes felizes

Nem todos os seus clientes são iguais. Alguns são mais importantes que outros. Alguns só podem receber os produtos em determinados horários e em certos dias da semana. Se o seu cliente estiver feliz, você estará feliz. E ele seguirá comprando de você e te indicará para outras pessoas e empresas. Por esses motivos, quando o cliente te pergunta: “Onde esta meu pedido que ainda não chegou?”. A resposta não pode ser vaga como: “Não sei, o caminhão saiu esta manhã e deveria chegar a algum momento do dia”. É preciso responder algo como: “Seu pedido chegará dentro de uma hora”. Se você sabe onde está cada um dos seus veículos e em que parte da rota está, responder a essa pergunta será muiiiiiiito fácil!!

Solução: seu sistema deve permitir dar respostas precisas para seus clientes para reduzir as incertezas. Um cliente que recebe informação clara e precisa ao que é perguntado é um cliente feliz!

Assim queremos que estejam seus clientes!

Em resumo, você precisa de um sistema de planejamento de rotas que te permita roteirizar seus pedidos, monitorar e rastrear em tempo real o que está passando com seus veículos na rua e obter estatísticas de suas entregas.

Convidamos-te a provar SimpliRoutenossa plataforma de otimização de rotas sejam elas de entrega ou de visitas.

Oferecemos um período gratuito de teste por 14 dias, para que comprove os resultados e descubra todas estas funcionalidades.

Possa lhe interessar