5 Benefícios de usar otimização de rotas

No artigo anterior falamos dos 5 Motivos para investir em Smart Logistics

Existem diversas ferramentas que podem melhoar o rendimento da logística de sua empresa, mas hoje falaremos de um tipo de ferramenta em particular que levar sua operação logística para o próximo nível: Os Otimizadores de Rotas.

O que é a Otimização de Rotas?

A otimização de rotas é um ramo da engenharia que busca resolver um problema de melhor forma possível e com o menor custo possível.

Qual problema especificamente? 

O denominado Problema do caixeiro viajante

Suponhamos que um vendedor deva resolver os seguintes problemas:

  • Devo visitar todos os meus clientes em um único dia
  • Tenho distintos vendedores para percorrer a cidade
  • Alguns clientes só podem ser visitados em certos horários
  • Meus vendedores podem carregar uma quantidade máxima de produtos em suas costas.

O problema do caixeiro viajante é o clássico problema que resolvem todas as empresas de distribuição e entregas todos os dias. Resolve-lo não é fácil sem as ferramentas adequadas.

A boa notícia? Os engenheiros já resolveram este problema há décadas e construíram algoritmos matemáticos que calculam para cada caso a melhor solução.

Graças a estas soluções, foram criados softwares chamados de Otimizadores de Rota que permitem que qualquer empresa tenha acesso a essa inteligência matemática sem necessidade de saber algo de engenharia.  

Por que você deveria confiar sua operação logística em um software de Otimização de Rotas?

Porque os benefícios são claros e estão demonstrados cientificamente.

A seguir 5 benefícios diretos de utilizar este tipo de sistema.

 

Vrp_esquema.png

1. Economia de custos logísticos

Quando as empresas solucionam o problema de roteirização por si mesmas, usualmente não fazem muito bem. Baseiam-se em metodologias, como “dividir a cidade em setores” ou em argumentos como “o condutor conhece a rua”. Na prática, esta demonstrando que as rotas geradas por um algoritmo de otimização são mais eficientes que as rotas geradas à mão por experts da rua.

Rotas mais inteligente implicam menos quilômetros percorridos, menos tempo na rua e menos combustível gasto. 

Com otimização de rotas, uma empresa pode economizar em até 30% de seus custos logísticos com distribuição.

custos.png

 

2. Economia em tempo de trabalho

Por mais expert que seja uma pessoa com domínio em conhecer ruas e caminhos, gerar rotas para cada veículo toma tempo. Uma pessoa que planeja rotas para 4 veículos e 100 direções diferentes de entrega, pode facilmente ficar 2 horas  planejando as rotas do dia seguinte. Por que tanto tempo?

Porque tem as direções em um arquivo em Excel e precisa verificar no mapa para saber onde estão localizados; precisa definir quais veículos realizarão as entregas, para que não exceda a capacidade de carga; precisa dar prioridade para alguns clientes para que sejam visitados primeiro.

Quanto tempo te toma para fazer o mesmo processo em um bom software de Otimização de Rotas? De 10 a 15 minutos. O mais provável é que esse software leve a uma melhor solução nesse tempo do que teria chegado o roteador , fazendo as rotas à mão em 2 horas.

ganhe-tempo-dinheiro2.png

3. Aumento de Satisfação dos clientes

Uma rota criada à mão, provavelmente terá erros. Um erro típico que cometem os roteadores é não levar em consideração, quando um cliente solicita:

“Por favor, entregue pela manhã, pois no período da tarde não haverá ninguém”.

Como consequência os veículos visitam estes locais a qualquer hora, não encontram ninguém, perdem a viagem e o cliente fica insatisfeito porque não recebeu seu pedido.

Um software de otimização de rotas, permite incorporar estas restrições, aumentando a taxa de entrega de produtos em até 15%. Isto não só repercute em clientes mais felizes, porque são escutados e recebem seus pedidos a tempo, mas também na redução de custos com a logística reversa por produtos recusados que retornam para o depósito.

reward-customer-loyalty-ls-retail.jpg

4. Melhor utilização de seus veículos

Muitas empresas possuem uma grande quantia de veículos em sua frota, mas não sabem muito bem o motivo. "Sempre trabalhamos com 5 caminhões" é uma típica resposta de uma empresa que faz muito tempo que não redesenha seus processos logísticos.

Parte dos benefícios de usar um software de Otimização de Rotas é que permite avaliar dia a dia quantos veículos deveriam ser utilizados.

Não é todo dia que você precisa colocar todos os seus veículos na rua e talvez nem seja necessário um sexto caminhão. Especificamente, otimizando rotas diariamente você pode reduzir o tamanho da sua frota em até 10%, as entregas que antes eram feitas com 10 veículos, podem ser realizadas perfeitamente com 9.

plan-pima-aire-renueva-tu-flota-de-coches-y-saldras-ganando_ampliacion.jpg

5. Atenda mais clientes!

Provavelmente hoje você não tenha noção de quantas entregas pode fazer cada veículo ao dia, O que acontece na rua durante o dia é algo distante e nebuloso para ti, e confia na quantidade de entregas que seus condutores realizam dia a dia.

A verdade é que a maioria das vezes, os condutores podem fazer mais entregas do que realizam normalmente, mas é difícil para a área de logística dar-se conta.

Os software de Otimização de Rotas, não criam apenas rotas, mas entregam informação detalhada de que hora deveria chegar cada caminhão ao seu destino e a hora aproximada que terminará a sua rota.

Utilizando algoritmos de otimização é possível visitar 15% de clientes adicionais dia a dia, permitindo-lhe entregar mais produtos ao dia e reduzir os custos de armazenamento durante o processo. 

clientes.png

Se você desejar experimentar em seu próprio negócio os benefícios da Otimização de rotas, te convidamos a provar SimpliRoute, nossa plataforma de Planejamento de Rotas.

Você pode solicitar um período de 14 dias de teste totalmente gratuito!

Possa lhe interessar

SimpliRoute planeja e realiza o rastreamento de rotas de entregas, visitas à clientes e serviços técnicos, além de outras operações de campo.

Teste grátis