10 Razões para utilizar um software de Otimização de Rotas

Muitas empresas oferecem produtos e serviços que precisam ser entregues a seus clientes, o que significa que, apesar de não terem expertise na planificação de rotas de entregas, precisam abordar o tema da melhor forma possível para gestão da sua frota, resolvendo o que é conhecido como o Problema do Caixeiro Viajante (PCV).

As variáveis consideradas são:

  • Número de clientes a serem visitados no dia
  • Horários em que os clientes podem ser visitados
  • Número de vendedores disponíveis para percorrer a cidade
  • Carga limite que cada vendedor pode levar

Com base nas variáveis anteriores, as empresas se preocupam diariamente em encontrar uma solução ótima, para economizar como os custos relacionados a operação logística para suas entregas, sempre oferecendo um excelente serviço aos seus clientes todos os dias.

O problema do caixeiro viajante não é fácil de ser resolvido. Mas para alívio de muitos, hoje existem algoritmos matemáticos que calculam para cada caso a melhor solução, além de software chamado de Otimizadores de Rota que permitem o acesso a esta inteligência matemática através de interfaces simples.

A seguir, 10 benefícios diretos para utilizar este tipo de software:

1. Agilidade na criação das rotas

Quando as empresas solucionam o problema de rotas por si mesmas, usualmente, para não demorar muito na criação de rotas novas, as mesmas se baseiam em metodologias, como “dividir a cidade em setores”, ou em argumentos como “o motorista que conhece melhor a região”, o que nem sempre é o ideal em termos de alocações de tempo, ou uso de recursos e custos relacionados. 

Enquanto que um Otimizador de Rotas cria em segundos os melhores trajetos, considerando as variáveis dinâmicas relacionadas com clientes, custos e recursos.

imagen1.png

2. Economia em custos operacionais

Na prática, a tomada de decisões de roteirização/roteamento e gestão de frota é mais eficiente quando se faz uso de um software de Otimizador de Rotas. As economias se evidência em: Uso mais eficiente de combustível, melhor utilização do tempo disponível, menor quantidade de quilômetros (KM) percorridos, e otimização da frota usada, reduzindo a deterioração por uso.

imagen2.png

 

3. Automatização de Processos

As empresas que não possuem um Otimizador de Rotas costumam ter uma programação diária com detalhes das rotas planejadas, sem possibilidade de modificação, e outra planilha com feedback sobre como as entregas foram atribuídas.

Graças aos avanços tecnológicos, as rotas geradas podem ser compartilhadas imediatamente para os smartphones dos condutores/ entregadores atribuídos e caso haja alguma modificação, é possível enviar notificações em tempo real. Além disso, todos os dados relacionados com as rotas e suas performances são automaticamente armazenados em um mesmo lugar para posteriores análises.

Imagen3.png

 

4. Mudança na Cultura Organizacional

Por ter dados detalhados sobre o desempenho dos caminhos percorridos e o status das entregas, que fornece um Otimizador de Rota, pode se realizar análises com o objetivo de gerar planos de melhores práticas para os motoristas. Para incentivar a utilização destes planos é possível avaliar e premiar os melhores entregadores, a fim de, motivá-los a entregar sempre um excelente serviço.

Imagen4.png

 

5. Segurança da informação

Em um Otimizador de Rotas é possível criar usuários com diferentes níveis de permissão, como por exemplo: Administrador, Motorista e Monitor. Além disso, ele conta o registo de todas as alterações realizadas e a informação histórica não pode ser apagada e nem modificada. Por outro lado, estes softwares podem ser integrados facilmente com outras plataformas próprias da empresa.

Imagen5.png

 

6. Tomada de decisão no curto prazo

Muitas decisões são tomadas apenas com base na experiência. “Definitivamente precisamos de mais veículos para alcançar mais clientes”, mas o que acontece com todos os parâmetros que são afetados por uma decisão? Como os gastos relacionados à contratação de mais motoristas e manutenção dos veículos.

Os softwares de Otimização de Rotas registram os dados relacionados a cada visita realizada. Ao analisar estes dados, é possível deduzir fatores que poderiam estar causando perda de tempo e dinheiro para a empresa, permitindo tomar decisões com maior agilidade, baseadas em fatos.

Imagen6.png

 

7. Melhorias na gestão de veículos

Muitas empresas possuem uma quantidade fixa de veículos em sua frota, mas não sabem muito bem por que. "Sempre trabalhamos com 5 caminhões" é uma típica resposta de uma empresa que há tempos não redesenha seus processos logísticos.

Parte dos benefícios de usar um software de Otimização de Rotas é que ele permite avaliar dia a dia, quais e quantos veículos deverão ser utilizados. Por exemplo, várias empresas superestimam sua frota, para que os otimizadores de rotas gerem as melhores rotas com menos veículos, escolhendo apenas o mais adequado para transportar a carga.

Imagen7.png

 

8. Clientes mais satisfeitos

Um erro típico que cometem os roteirizadores é não considerar quando o cliente pode receber o produto ou serviço. Como consequência, os veículos visitam estes endereços a qualquer horas, não encontram nada, perdem a viagem e o cliente fica insatisfeito, pois não recebeu seu pedido.

Um software de Otimização de Rotas, incorpora esta restrições, aumentando a taxa de entrega dos produtos, o que se traduz em clientes mais satisfeitos e diminuição dos custos de logística reversa por produtos rejeitados por uma entrega mal sucedida.

Imagen8.png

 

9. Possibilidade de Visitar mais Clientes

A verdade é que na maioria das vezes, os motoristas podem realizar mais entregas do que usualmente fazem, mas é difícil para a área de logística se dar conta. Os softwares de Otimização de Rotas também fornecem informação detalhada de qual horário deveria estar chegando cada caminhão em cada direção, e que horas aproximadamente terminará sua rota.

Utilizando algoritmos de otimização é possível visitar clientes adicionais dia a dia!

Imagen9.png

 

10. SimpliRoute, um Otimizador de Rotas Simples para Clientes Complexos

SimpliRoute é um software de Otimização de Rotas, reconhecido por ser de fácil, mas que conta um dos algoritmos mais potentes do mercado. Dados empíricos tem demostrado que ao usar SimpliRoute os benefícios se refletem principalmente em:

  • 30% de economiza de gastos operacionais
  • 10% redução de veículos
  • 15% de aumento na taxa de entrega de produtos
  • 15% aumento na visita de clientes

SimpliRoute oferece uma versão de testes que dura 14 dias, completamente grátis. Aproveite!

logo1024-vertical.png

Possa lhe interessar